SEARCH THE BLOG:
16
mar-2017

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab – Foz do Iguaçu

Como todos sabem, nosso planeta contém muitas religiões, sendo algumas delas o Judaísmo, Cristianismo e o Islam.

Em Foz do Iguaçu, um do pontos turísticos a ser visitado, é um ponto religioso bastante conhecido na cidade, a Mesquita Islâmica Omar  Ibn Al-Khattab.

Historia do Islam no Brasil

Desde a chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, existem muçulmanos no Brasil. Alguns historiadores mencionam que os primeiros dois, Chuhabidin Bin Májid e Mussa Bin Sáte, faziam parte da expedição de Pedro Álvares Cabral. Como a história do país é marcada por ondas migratórias, há registros da vinda de muçulmanos portugueses e espanhóis. Posteriormente, vieram muçulmanos negros trazidos como escravos.

Na década de 1920, veio a primeira onda moderna de imigrantes libaneses e sírios. A primeira mesquita foi aberta em São Paulo, em 1952. Treze anos depois, a segunda foi inaugurada em Londrina (Paraná). Oficialmente, existem hoje 13 mesquitas e oito mussalas no país. As mussalas são como capelas, onde não existe um imã (líder espiritual) presente.

De acordo com o Censo 2010 do IBGE existem 35 mil muçulmanos no país, mas algumas entidades islâmicas afirmam que são 1,5 milhão. Não se sabe ao certo, pois nos últimos anos a política externa do governo petista tem facilitado a entrada de imigrantes de modo geral, incluindo aqueles que professam a fé muçulmana. Vindos de 18 países da Ásia e da África, a maioria tem ido para cidades pequenas ou médias.

Somente no Paraná existe presença islâmica em 24 municípios. Foz do Iguaçu reúne a maior parte deles, sendo que muitos imigraram para o Paraguai, mas vivem do lado de cá da fronteira.

Eonio Cunha, colaborador do Instituto Brasileiro de Estudos Islâmicos, comemora. Para ele, a vinda de mais muçulmanos tem exposto os brasileiros a um contato maior com a religião de Maomé. Isso tem gerado conversão ao Islã. Além disso, aumentou a procura de informações sobre sua religião. Para isso, o Instituto e as mesquitas têm usado cada vez mais as ferramentas digitais para a difusão do Islã, incluindo Facebook, blogs e sites na internet.

O significado do Islam

Todas as religiões do mundo tomaram o nome do seu fundador ou da comunidade e nação na qual essa religião surgiu. Por exemplo, o Cristianismo foi buscar a sua denominação ao Profeta Jesus Cristo (que a Paz esteja com ele), o Budismo ao Seu fundador, Glautama Buda, o Zoroastrianismo ao seu fundador Zoroastro, e o Judaísmo, a religião dos Judeus, do nome da tribo de Judá (do país da Judéia), onde nasceu.

Semelhante é o caso de outras religiões, mas tal não aconteceu com o Islam, esta religião goza da peculiaridade de não ter qualquer associação com uma determinada pessoa ou povo. A palavra Islam não transporta em si qualquer relação, porque não pertence a uma pessoa, a um povo, ou a um país em especial.

Nem é o produto de uma mente humana, nem está confinada a uma determinada comunidade, é uma religião universal e o seu objetivo é criar e cultivar no homem a qualidade e comportamento do Islam. A isto impõe-se automaticamente a questão: o que significa Islam? E quem é o Muçulmano?

o islam e o mulçumano

O Islam é uma palavra árabe e implica submissão, entrega e obediência voluntária, o Islam significa completa submissão voluntária a Deus, outro significado literal da palavra Islam é Paz, e isto significa que só se pode encontrar a paz física e mental através da submissão e obediência voluntária a Deus o Altíssimo, tal vida e obediência traz paz ao coração e estabelece a verdadeira paz na sociedade em geral. Todos podem observar que o universo onde vivemos é um universo normal, há uma ordem e uma lei entre as unidades que constituem este universo. A cada coisa está cedido um lugar num grande esquema, a qual trabalha de um modo magnífico e soberbo,o sol, a lua, as estrelas e todos os corpos celestes estão unidos entre si em um sistema esplêndido.

Seguem uma lei inalterável e não sofrem o mais pequeno desvio do seu curso ordenado, a Terra gira sobre o seu próprio eixo e no seu percurso à volta do Sol segue escrupulosamente o caminho para ela determinada.

Do mesmo modo, tudo no mundo, desde o pequeno elétron até a enorme nebulosa, seguem invariavelmente a sua própria lei. A matéria, a energia e a vida todas elas obedecem às suas leis e crescem, transformam-se, vivem e morrem de acordo com essas leis.
Mesmo no mundo humano as leis da natureza são bastante claras, o nascimento, o crescimento e vida do homem são todos regulados por um conjunto de leis biológicas. Em resumo, é um universo governado por leis prescritas e tudo nele segue seu curso que lhe foi ordenado.

Está lei poderosa que penetra e governa tudo o que constitui o universo, é a lei de Deus, o Criador e Regente do Universo. Muçulmano é todo aquele que se submete a Deus. de livre e espontânea vontade, um Muçulmano vive em paz e harmonia com toda a criação, por conseguinte, um Muçulmano é a pessoa que em qualquer parte do mundo faça com que toda a sua obediência, dedicação, e lealdade sejam exclusivamente para Deus o Senhor do Universo.

ccbi – centro cultural beneficente islâmico de foz do iguaçu

A comunidade islâmica de Foz do Iguaçu empenhou-se na construção da Mesquita, cuja pedra fundamental foi lançada em 1981. Após dois anos, em 23 de março de 1983, foi oficialmente inaugurada, levando o nome de um dos mais íntegros e piedosos homens da história muçulmana, o predestinado Omar Ibn Al-Khatab.

A área construída é de 600 m² e possui uma sala oval de aproximadamente 400m². Sua orientação é dada pelo Mihrab, feito na parede posterior da Mesquita e indicativo da direção da Cidade Santa de Meca, para onde volta a face o muçulmano em oração.

A Mesquita de Foz do Iguaçu é um templo suntuoso, com um interior de incrível beleza. É ornamentada com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados. A arte é abstrata e a arquitetura, de caráter religioso em sua maior parte. Chama a atenção os minaretes, torres que circundam a Mesquita. Primorosas, apesar de sua função específica ter sido sempre a de um lugar alto onde ressoava cinco vezes por dia o chamado à oração, as torres têm também outras funções, sendo a mais importante a de sinal luminoso.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

Segunda a Sexta, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h Sábado, das 9h às 11h30.

Domingos e feriados não atendemos.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

Pedimos que as mulheres estejam de calca ou saia longa e homens de calca ou bermuda abaixo do joelho.

VENHA PARA FOZ E FAÇA JÁ SUA RESERVA AQUI NO IGUASSU GUEST HOUSE.

PARA MAIS INFORMAÇÕES E RESERVAS FALE CONOSCO!

Telefone: +55 45 30290242 ou +55 45 9 9835 3861 (whatsapp)

E-mail: reservas@iguassuguesthouse.com.br

Rua: Naipi, 1019 – Foz do Iguaçu – PR – BRASIL

Fan Pages:

facebook.com/iguassugh

instagram.com/iguassuguesthouse

Fonte: (islam.com.br; @mesquitafoz; g1.com.br)

0

 likes / 0 Comments
Share this post:

Comments are closed.

Archives

> <
Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec